segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lagunas Altiplânicas - as lagoas irmãs, Deserto do Atacama, Chile

Miscanti

Miscanti

Miscanti

Miscanti

Miñiques
As raposas do Atacama

As Lagunas Altiplânicas são formadas por duas lagoas irmãs: Miscanti e Miñiques, situadas no Deserto do Atacama, norte do Chile. A primeira possui 15km quadrados de superfície, contra 1,5 de sua irmã Miñiques, que ainda está 5m abaixo de Miscanti. 

Cercadas por montanhas, vulcões e uma paisagem árida, cheia de raposas, as lagoas reinam absolutas, plácidas e tranquilas formando um espetáculo de tirar o fôlego. Aliás, não é somente a beleza da paisagem que pode deixar a pessoa sem ar: a altitude também. Por isso, o conselho é andar devagar e respirar com calma. 

No inverno faz um frio intenso, cortante e venta muito. As lagoas ficam congeladas. Olhando de longe, elas são de um azul intenso, que harmoniza com o espetacular céu, sem nuvens, do Atacama. Mas, a medida que vamos caminhando pelas estradinhas de pedra e nos aproximando delas, percebemos que estão congeladas. 

O lugar é silencioso. Só ouvimos o barulho do vento. Olhando ao redor, nos sentimos entrando em uma pintura. As cores são intensas e o conjunto da obra é sensacional.