segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Descobrindo a Colômbia

Plaza Bolívar com Alcadía ao fundo

Candelária

Plaza Bolívar
Visitar a Colômbia não estava em meus planos. Talvez por ignorância, talvez por preconceito. Talvez pelos dois. Quando pensava no país não vinham muitas informações em minha mente: drogas, Farc, a libertação de Ingrid Betancourt... Que mais? Não, nada mais.

Então, uma amiga colombiana me chamou para passar o Reveillon com sua família lá e não pensei duas vezes. Aceitei na hora! E comecei a fazer as minhas pesquisas. E para onde me virava ouvia falar de uma Colômbia se revitalizando, brigando para resolver seus problemas, com uma capital linda. Fui me animando cada vez mais. Mas ainda não sabia ao certo o que iria encontrar por lá.

Chegamos em Bogotá no dia de Natal. Chovia e tudo, absolutamente tudo, estava fechado. As primeiras impressões não foram as melhores e confesso que me perguntei diversas vezes naquele dia como eu tinha ido parar naquele lugar. Ainda bem que não me fechei e me permiti conhecer aquele país, cheio de particularidades, que me deixou absolutamente encantada.

Além de Bogotá, visitei o Eje Cafetero, onde encontrei a família de minha amiga, e Cartagena onde tentei descobrir Florentino Ariza e Fermina Daza, caminhando pelas ruelas da cidade muralhada, mas minha busca foi em vão porque fui vencida pelo calor infernal.

Descobri um país de pessoas alegres, simpáticas, sorridentes, acolhedoras, amáveis e prestativas, preparadas para receber o turista. Encontrei um país consciente de seus problemas mas orgulhoso de sua história, de sua trajetória. A comida não passa despercebida, porque é forte, bem temperada, muitas vezes picante. O café é saboroso e virou programa obrigatório fazer uma pausa para apreciá-lo toda tarde. 

Ouvi de uma de nossas anfitriãs: divulguem nosso país. Mudem por aí esta imagem preconceituosa que muitos têm de nós. Eu fiquei muito emocionada e deixei por aquelas bandas um pedacinho de meu coração e de minha alma. Contar tudo o que vi na Colômbia não será tarefa difícil.

Ajiaco