sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sabores de Colômbia - parte 1


O café é o principal produto da Colômbia. É considerado por muitos como o melhor do mundo. Eles falam que é por causa da forma de colher: artesanal, o que faz com que somente os melhores frutos sejam aproveitados.


O sabor é muito diferente do nosso. Os colombianos costumam tomar café tinto: expresso misturado com água. Mas tem de todo jeito: puro, com leite, doce de leite, caramelo, frio, quente, granizado. Os fortes são verdadeiramente fortes. 

Há muitas coisas feitas com café: doces, balas, biscoitos, chocolates, sorvete. O chocolate amargo com café é delicioso.

Ceviche de salmão com grãos de milho
Ceviche de camarão com pedaços de abacate e plátano (banana da terra frita)

O pescado no país é muito saboroso. O ceviche, prato peruano, é muito comum no país. E são sensacionais. O limão por lá é muito azedo e a pimenta picante o que torna o prato mais forte. Comi muitas vezes, tanto em Bogotá quanto em Cartagena e ambas as cidades os pratos foram sensacionais. Além de pescado, eles também podem ser feitos de frutos do mar e são acompanhados de diversos ingredientes como abacate e milho.


Ajiaco

Outro prato muito típico da Colômbia é o ajiaco: uma sopa forte com batata, mandioquinha, frango, milho, creme de leite e alcaparras. Acompanha abacate e arroz. Eu experimentei duas vezes: a primeira em Bogotá, e acreditem: no almoço. E outra em Armenia, no interior. É delicioso e faz a gente suar. É um verdadeiro levanta defunto e mata a fome. 


Róbalo com purê de plátano.

Outra coisa muito boa que experimentei em Bogotá e que adorei foi o purê de plátano (banana da terra). Tem um sabor agradável e forte, assim como a textura que faz cosquinha na boca. E casou muito bem com o róbalo, de sabor mais suave. E a saladinha deu o toque final.


empanadas bogotanas

As empandas bogotanas são bem diferentes das porteñas. São fritas, como muitas coisas no país. Tem um sabor suave e são gostosas.