quinta-feira, 8 de junho de 2017

BILHETES para viajar nos TRENS SUÍÇOS:

bilhetes para viajar nos trens suíços

Em nossa viagem pela Suíça, cujo deslocamento foi todo feito nos trens da SBB-CFF-SFF (Caminhos de Ferro Federais da Suíça), nós compramos os bilhetes de trem de duas maneiras: pela internet pelo site da CFF e já na Suíça, nas estações ferroviárias. Como tudo o mais no país, foi fácil comprar bilhetes para viajar nos trens suíços. 

Compra antecipada – vantagens e desvantagens:


bilhetes para viajar nos trens suíços
Estação de Genebra - Genève Cornavin, a estação central
Nós tivemos cinco cidades-base na Suíça: Genebra, Berna, Zurique, Friburgo e Lausanne. As passagens de trens entre essas cidades, onde tínhamos reservas em hotéis, nós compramos pelo site, cuja compra foi muito tranquila e descomplicada.

É necessário fazer um cadastro no site da CBB-CFF-FSS e depois seguir o passo a passo. A vantagem de comprar com antecedência pela internet é a possibilidade de conseguir o supersaver, que é um tipo de bilhete que nos dá um desconto significativo sobre o valor total dos tíquetes, em torno de 50%. Qualquer forma de economia é bem vinda!

A desvantagem é que o bilhete da categoria supersaver, diferente dos outros tipos de bilhete não tem flexibilidade. Eles são para determinado trem em determinado horário. Não há devolução sob quaisquer circunstâncias. Tentamos trocar um dos bilhetes supersaver na loja da CFF em Genebra e não foi possível.

Apenas alguns assentos desta modalidade estão disponíveis, então é possível que em determinados trechos não encontremos bilhetes com desconto, mas nós conseguimos em todos os trechos adquiridos.

Os bilhetes que não são supersaver tem validade de 24 horas, começando e encerrando os dias sempre à meia-noite e não no momento da compra, para qualquer trem, em qualquer rota até o destino final escolhido. É ótimo, pois não engessamos o roteiro e podemos ir e vir da maneira mais conveniente. 

Passo a Passo na compra de bilhetes pelo site da SBB-CFF-SFF:


bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS - cadastro

bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS - no topo, a opção buy para iniciar a compra dos bilhetes

bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS - opções variadas. Utilizamos o individual tickets
Em primeiríssimo lugar é necessário fazer um cadastro. Feito isso, basta clicar no botão buy (caso o idioma escolhido tenha sido o inglês) ou o equivalente na língua definida.

Nesta página, referente à compra dos bilhetes, escolhemos a opção “individual tickets” e clicamos em seguida  no botão “next” (Pode-se marcar também a opção supersaver). É hora de escolhermos o trecho e a data. Lembrando que algumas cidades possuem mais de uma estação de trem e é preciso saber em que estação queremos embarcar/desembarcar.

bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS escolha de estação: há mais de uma estação em algumas cidades

bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS escolha de estação
Na parte francesa as estações centrais são as Gares, na parte alemã são os Hauptbahnhof e na italiana, as Stazione. Geralmente as estações centrais trazem apenas os nomes das cidades, como por exemplo, em Genebra aparece Genève, para a estação central e Genève-Aéroport para a estação que fica no aeroporto. 

Lembrando que as vendas on-line começam apenas 1 mês antes da data pretendida. Uma vez escolhidas as datas e o trecho, é só apertar o botão “next” mais uma vez. Aparecerão na tela as informações sobre sua escolha. 

bilhetes para viajar nos trens suíços
Site da SBB-CFF-FSS - informações na tela
Por padrão estará marcado segunda classe, que eu acho que é muito confortável e atende muito bem ao viajante.  Não percebi nenhuma diferença significativa entre as classes, além do valor do bilhete. 

Logo abaixo é possível ver o nome do passageiro e o local para acrescentar outros viajantes. Feito isso, marcamos a opção “No reduction” no campo Reduction.

O site vai mostrar a tarifa cheia, mas na página seguinte, referente ao pagamento, onde é necessário entrar com os dados do cartão de crédito, aparecerá o desconto e a informação de que está na categoria supersaver, caso esteja, naturalmente.

bilhetes para viajar nos trens suíços
voucher que imprimimos com nosso código de barra para apresentar ao ferromoço
O passo seguinte foi imprimir o voucher gerado como o código de barra e todas as informações referentes ao trem que mantivemos em mãos durante as viagens para apresentar ao ferromoço. 
Esta modalidade de bilhete de trem atendeu ao nosso modelo de viagem. Há outras maneiras de viajar pela Suíça de trem inclusive usando o Swiss-Pass, que depois de fazer muita conta concluímos que não nos atenderia. 

Bilhetes comprados na hora:


bilhetes para viajar nos trens suíços
Bilhete comprado na Oficina de Turismo de Berna com destino à Thun - compramos poucos minutos antes de embarcar

bilhetes para viajar nos trens suíços
Bilhete comprado na máquina em Genebra com destino a Nyon poucos minutos antes de embarcar
Há três maneiras de comprarmos os bilhetes de trem na hora: ou nas lojas da CFF que ficam nas estações de trem ou diretamente nas máquinas, cujo passo a passo também é muito simples. Entretanto, qualquer dificuldade é só pedir ajuda nas lojas CFF. O povo suíço é absurdamente solícito.

A terceira maneira é comprar nos postos de informações turísticas que ficam nas estações. Caso a estação não venda, encaminha o solicitante para a loja. De Berna para Thun nós compramos ida e volta. Neste caso a viagem de regresso poderia ser feita no máximo 9 dias após a viagem de ida, pois o trecho tinha menos de 115 km.

Nestas compras diretamente na estação quando já estávamos na Suíça, nós chegamos cedo à estação, vimos nos paineis quais os próximo trens para o destino e só então procedemos a compra.

Utilizamos a três maneiras e em nenhuma delas tivemos qualquer tipo de problema ou dificuldade. Pagamos todos os bilhetes em francos suíços, mas eles aceitam cartão de crédito. 

Uma vez dentro do trem o ferromoço pode solicitar o bilhete. Em nenhum momento nos foi pedido qualquer documento de identidade ou cartão de crédito (caso a compra tenha sido feita pela internet) no qual a compra foi efetuada, mas sempre os tínhamos em mãos. 

bilhetes para viajar nos trens suíços
No trem a caminho de Thun - conforto

bilhetes para viajar nos trens suíços
Trens suíços

bilhetes para viajar nos trens suíços
Na Suíça os paineis mostram toda a rota de cada trem
Os assentos, seja qual for o tipo de bilhete comprado, são sempre livres. Não é possível marca-los. O que é preciso ter cuidado na hora do embarque é entrar na classe referente ao bilhete comprado. 
Tantos os autofalantes, quando o trem está entrando na plataforma, quanto os paineis espalhados pelas mesmas anunciam quais são os vagões referentes a cada classe. 
Estes mesmos paineis estão disponíveis nas estações indicando o tipo de trem e os horários, além da plataforma de onde eles irão partir: gleis (alemão) e voie (francês). 
Uma peculiaridade suíça: os paineis informam toda a rota. Por exemplo: origem – Lausanne; destino – Lucerna; O trem em questão passa por Friburgo e Berna. Isso é ótimo, pois sabemos exatamente quantas paradas até nosso destino final que pode não ser o mesmo que a parada final do trem. 
Os trens para todas as cidades saem frequentemente. Nas lojas CFF é possível conseguir a timetable 

Comprar bilhetes para viajar nos trens suíços é muito simples e os trens são modernos e muito confortáveis e nos levam rapidamente até nosso destino final, atravessando belos cenários, bucólicos e muito charmosos, que vamos apreciando à medida que eles vão desfilando diante de nossas enormes janelas. 
Você pode salvar este texto em seu Pinterest!


bilhetes para viajar nos trens suíços