domingo, 16 de outubro de 2016

MARIENPLATZ, o que VER em MUNIQUE, Alemanha:

Marienplatz O que ver em Munique
Marienplatz
O lugar mais emblemático de Munique é a Marienplatz, onde bate o coração da cidade. Já na Idade Média aqui acontecia o mercado de sal e milho, sendo ela, portanto, muito velha, ou para ser mais justa com essa elegante praça, vetusta. 

A Praça de Maria, apesar de sua antiguidade, está longe de ser obsoleta, ao contrário continua vibrante, bela e cheia de charme. Ela possui muitos adornos e elementos que a tornam interessante, curiosa, estonteante até, eu me atrevo a afirmar.

Neues Rathaus na Marienplatz O que ver em Munique
Neues Rathaus na Marienplatz
Aqui encontramos a surpreendente Neues Rathaus, a Mariensäule, a Fischbrunnen, a Altes Rathaus, além é claro, de milhares de pessoas que circulam por aqui todos os dias. As pessoas aliás, são a bossa da Marienplatz.

Quando ali chegamos, após o almoço, pela Kaufingerstrasse, ela estava apinhada de gente. Além dos turistas ávidos para absorverem todos os incontáveis detalhes do extraordinário prédio da Prefeitura, a estrutura da meia maratona ainda estava montada, dificultando o acesso a Praça de Maria.

Neues Rathaus na Marienplatz O que ver em Munique
Neues Rathaus na Marienplatz

Neues Rathaus na Marienplatz O que ver em Munique Alemanha
Neues Rathaus na Marienplatz

Neues Rathaus na Marienplatz O que ver em Munique Alemanha
Neues Rathaus na Marienplatz e seu dragão
A nova Prefeitura de Munique, em estilo gótico, é incomum e espetacular, com tons escuros, meio assustadores, de fins do século XIX, tendo levado pouco mais de 30 anos para ser concluída, com fachada de 100 metros.

No primeiro momento o prédio pode lembrar-nos uma igreja e no segundo um castelo por onde a qualquer momento ouviríamos o príncipe matando o dragão, salvando a princesa e vivendo felizes para sempre.

Para provar o que eu digo, podemos sim ver um dragão guardando a fachada e o interior da Neues Rathaus, atacando intrusos. Aliás, poderíamos ficar horas em frente ao edifício descobrindo, analisando e imaginando o que são todas aquelas figuras decorativas que fazem parte de sua bela estrutura. 

Glockenspiel, o carrilhão da nova prefeitura O que ver em Munique
Glockenspiel, o carrilhão da nova prefeitura

Glockenspiel, o carrilhão da nova prefeitura O que ver em Munique Alemanha
Glockenspiel, o carrilhão da nova prefeitura: ele conta duas histórias

Nova Prefeitura O que ver em Munique
A torre da nova prefeitura

A torre da nova prefeitura O que ver em Munique, Alemanha
A torre da prefeitura com o carrilhão
O mais importante e atraente de todos os elementos que compõem a fachada da nova prefeitura, que fazem com que multidões alonguem o pescoço e esperem com paciência para vê-lo funcionar, sem dúvida nenhuma é o Glockenspiel, o carrilhão que fica na torre do relógio, que possui 85 metros.

O espetáculo do carrilhão acontece diariamente às 11:00 e às 12:00, sendo que no verão ele se movimenta também às 17 horas, variando de 10 a 15 minutos dependendo da música tocada naquele dia. Ele é composto por 43 sinos e 32 figuras.

Quando a música começa, o carrilhão conta duas histórias do século XVI: na parte superior mostrar o casamento do Duque Guilherme V (fundador da Hofbräuhaus – mais famosa cervejaria da região) com Renate de Lorraine, que chegou à Munique desde Dachau acompanhada de 3550 cavaleiros. Conta a história que 600 bois foram assados para a ocasião.

Para homenagear o casal uma justa de cavaleiros representando a Baviera, de branco e azul e Lothringen em vermelho e branco, onde a Baviera sempre sai vencedora.
A metade inferior mostra os tanoeiros (Schäfflertanz), fabricantes de barris, dançando, após a epidemia de peste para mostrar vitalidade, lealdade ao duque e sua autoridade e para espantar o medo. Segundo reza a lenda, a dança só pode ser realizada a cada sete anos.
Ao final do espetáculo um galo dourado canta três vezes avisando o fim. 

Torres pontiagudas na nova prefeitura O que ver em Munique
Torres pontiagudas na nova prefeitura

O que ver em Munique
Figuras importantes adornam a fachada da nova prefeitura

O que ver em Munique Marienplatz
As gárgulas da prefeitura

Marienplatz O que ver em Munique
Nova prefeitura e suas flores vermelhas
Entretanto, o carrilhão não é o único a chamar a atenção na fachada da prefeitura: há torres pontiagudas, figuras imponentes representando príncipes eleitores, reis e duques da Baviera, santos e personagens míticos, além de gárgulas (adoro!) inspiradas em crenças medievais.

Podemos ver ainda flores vermelhas que quebram discretamente a tonalidade gótica da prefeitura que, apesar de monocromática, não tem absolutamente nada de entediante.

O que ver em Munique Marienplatz
Área interna da nova prefeitura
É possível entrar na área central da prefeitura, que parece uma praça, onde podemos ver a face interna dessa curiosa estrutura.
Em uma das paredes de acesso há uma inscrição indicado que as forças norte-americanas libertaram aquele lugar da violência dos nacional socialistas. Durante o período nazi uma bandeira com a suástica ficava pendurada na torre do relógio.

Marienplatz o que ver em Munique Alemanha
Torre de Maria

Marienplatz o que ver em Munique Alemanha
Torre de Maria
Também na Marienplatz está a Torre de Maria, considerada o marco zero da cidade. Ela foi construída a mando de Maximiliano I em comemoração à expulsão das tropas suecas da região, durante a guerra dos 30 anos, no século XVII.

Feita em bronze e pintada de ouro, ela carrega o menino Jesus e está apoiada em uma lua crescente. Durante a Segunda Guerra Mundial a Maria foi abrigada na Igreja de Nossa Senhora.
A Mariensäule foi removida e levemente deslocada quando recolocada em 1970, por conta da construção do metrô. Sua base é barroca e podemos ver anjos apoiados nela.

Marienplatz o que ver em Munique Alemanha
A fonte dos peixes com a velha prefeitura ao fundo
A Fonte dos Peixes é cercada de lendas, mitos e rituais. Na Idade Média, quando na Praça de Maria funcionava um mercado, a fonte era usada para manter os peixes de rio vivos.

Mais tarde foi usada para encharcar jovens aprendizes de açougueiro em um ritual. No entanto, a história mais interessante que envolve a Fischbrunnen é a que diz que mergulhar uma bolsa vazia nas águas da fonte durante a quarta-feira de cinzas traz fartura.

Até hoje, no dia citado, é possível ver o prefeito de Munique junto com o tesoureiro, lavando os cofres vazios da prefeitura na Fonte dos Peixes para que nunca falte dinheiro aos caixas públicos. 

Marienplatz o que ver em Munique Alemanha
A velha prefeitura
Por fim, da Marienplatz, podemos ver a Altes Rathaus, cujo prédio que datava do século XIV, foi muito danificado por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, sendo reconstruída após o fim do conflito. Apesar de sua aparência gótica antiga, a velha prefeitura é nova.

A torre atualmente abriga o Museu dos Brinquedos e o próprio prédio parece um castelinho de brinquedo. 

Marienplatz o que ver em Munique Alemanha
A nova prefeitura com as torres da Frauenkirche ao fundo
A Marienplatz é apaixonante e tem a cara de Munique. Fiquei muito feliz com nosso encontro, apesar de ter sido fugaz. No próximo texto, estaremos visitando Frauenkirche, Peterskirche e o Viktualienmarkt