terça-feira, 25 de outubro de 2016

O TEATRO Nacional de Munique (Nationaltheater München), a Max-Joseph Platz, a RESIDENZ, e a Residenzstraße, o que VER em MUNIQUE, Alemanha:

O Teatro Nacional de Munique O que ver em Munique, Alemanha
O Teatro Nacional de Munique
Quando saímos da cervejaria Wirtshaus Ayingers, refeitos da caminhada, fomos até o Teatro Nacional de Munique - Nationaltheater München, a casa da Ópera e do Ballet da Baviera.

Inaugurado em 1818, por Maximiliano I, rei da Baviera, foi consumido pelo fogo em 1823 e reinaugurado, baseado em outro projeto, dois anos depois. Desde então muitas óperas famosas como Tristão e Isolda, de Richard Wagner, foram encenadas aqui.

O Teatro Nacional de Munique O que ver em Munique, Alemanha
O Teatro Nacional de Munique

O Teatro Nacional de Munique O que ver em Munique, Alemanha
O Teatro Nacional de Munique - linhas clássicas

O Teatro Nacional de Munique O que fazer em Munique, Alemanha
O Teatro Nacional de Munique

O Teatro Nacional de Munique O que fazer em Munique, Alemanha
O Teatro Nacional de Munique - lateral
O teatro sucumbiu sob as bombas durante a Segunda Guerra Mundial e foi refeito segundo as plantas do original, aquele que havia sido engolido pelo fogo. Suas atividades artísticas foram reiniciadas em 1963, com a ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, também de Wagner.

O teatro é clássico e tradicional e carrega com ele uma elegância natural de quem sabe a importância e beleza que o caracterizam.

Infelizmente quando ali estivemos não havia função no teatro e não pude assistir a nenhum espetáculo. Além disso, estava sendo preparado para um evento e nem ao menos pudemos entrar no foyer. Mais um motivo para voltarmos à Munique qualquer dia desses. 

Max-Joseph Platz O que ver em Munique, Alemanha
Estátua de Max-Joseph - Rei da Baviera, com o O Teatro Nacional de Munique ao fundo: Max-Joseph Platz

Max-Joseph Platz O que ver em Munique Alemanha
Max-Joseph Platz
O Nationaltheater München está localizado na Max-Joseph Platz, que foi construída, junto com o teatro. No meio dela está uma escultura de Maximiliano I que não queria ser eternizado na posição sentado e por isso mesmo, somente em 1835 a estátua foi revelada.

A praça, em formato circular, não tem nada demais, é simples com pedras irregulares e cheia de charme dentro dessa simplicidade. O teatro está situado no lado leste.

No lado sul nós podemos ver os arcos do antigo Palais Toerring-Jettenbach inspirado no  Ospedale degli Innocenti de Florença. Hoje funcionam aqui, entre outras coisas, um elegante e sofisticado café e a loja Louis Vuitton

Residenz Max-Joseph Platz O que ver em Munique, Alemanha
Königsbau – Ala do Rei da Residenz na Max-Joseph Platz

A Residenz na Max-Joseph Platz O que ver em Munique, Alemanha
Königsbau – Ala do Rei da Residenz na Max-Joseph Platz
No norte da praça está a Königsbau – Ala do Rei da Residenz, antiga residência dos reis da Baviera, cuja fachada foi feita à imagem e semelhança, a pedido do rei Ludwig I, do Palazzo Pitti de Florença. É idêntico!

Hoje a Residenz abriga um museu. Ao longo dos séculos foi submetida a diversas modificações e ampliações pelos reis da Baviera, sofrendo com isso influência de vários estilos arquitetônicos, facilmente percebidos.

Na Residenzstraße, rua que fica a oeste da praça está outra parte da fachada da Residenz, a chamada Maximilianische Residenz - Residência de Maximiliano. 

Residenz O que ver em Munique, Alemanha
Os leões da Residenz

Residenz O que ver em Munique, Alemanha
Residenz - O que ver em Munique
Em frente à Residência de Maximiliano, há leões verdes segurando uma espécie de escudo, cuja base contém leões menores. Além de guardarem a antiga residência real, guardam lendas.

Uma delas dá conta de que passar a mão em seu focinho, que depois de tantos anos sendo alisado já está dourado, nos traz sorte. Não se sabe bem de onde vem este mito, mas há quem diga que tudo começou com um estudante que desafiou o rei Ludwig I e a vida desregrada que ele levava, escrevendo uma carta o criticando.

O tal estudante foi preso por sua ousadia e, não se sabe exatamente como, impressionou o rei que o mandou soltar. Inebriado de felicidade, o moço tocou o focinho dos leõezinhos e desde então se acredita que dá sorte.

São quatro leões no total e há ainda quem diga que cada um deles tem a capacidade de realizar desejos para quem passa a mão em seu focinho: um deles pode nos trazer amor, o outro riqueza, o terceiro, saúde e por fim prosperidade. Os especialistas dizem que só podemos escolher três deles. Quem for guloso e pedir as quatro graças, perderá todas. 

Residenzstraße Max-Joseph Platz O que ver em Munique Alemanha
Os prédios coloridos da Residenzstraße

A arquitetura da Residenzstraße O que ver em Munique, Alemanha
A belíssima arquitetura da Residenzstraße

A Residenzstraße O que ver em Munique Alemanha
A  Residenzstraße e todo o seu charme

Odeonsplatz O que ver em Munique Alemanha
Odeonsplatz
Residenzstraße, levemente sinuosa é composta por uma arquitetura colorida suavemente e assimétrica, com maravilhosas janelas trabalhadas nos detalhes. Os edifícios, coladinhos uns nos outros, hoje abrigam lojas elegantes e restaurantes como Bucherer, Chloè e Bogner, além da Spatenhaus.  

Ao final dela, em frente à Residenz, está a Odeonsplatz, ligada a história da NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) e marcada por manifestações e acontecimentos violentos.