terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A casa de CORRIE ten BOOM em HAARLEM, Holanda:

A casa de Corrie Ten Boom Haarlem o que ver na Holanda
A casa de Corrie Ten Boom
Corrie é uma sobrevivente dos campos de concentração nazistas. Entretanto, a história dessa holandesa é muito mais forte e importante do que sua própria sobrevivência: ela e sua família ajudaram a salvar centenas de judeus durante a segunda guerra. A casa de Corrie ten Boom em Haarlem não deixa que a coragem dos Ten Boom se perca no esquecimento do tempo. 

A casa de Corrie Ten Boom Haarlem o que ver na Holanda
Corrie Ten Boom
Cornelia Johana Arnolda Ten Boom (1892-1983) foi uma heroína da resistência e ajudou a esconder judeus em sua casa, antes de coloca-los em uma rota de fuga para escaparem das garras dos Nacional-socialistas.
Corrie nasceu em Amsterdam, mas logo a família mudou-se para Haarlem, onde puderam dar continuidade ao negócio da família: relojoaria.
Nosso encontro com a história de Corrie em Haarlem começou na sala de visitas de sua casa, onde o guia nos contou a trajetória dessa heroína e de sua família, católicos, que colocaram em prática as máximas da religião como amor ao próximo, bravura e generosidade. A narrativa durou cerca de meia hora e foi cheia de emoção.

A casa de Corrie Ten Boom Haarlem o que ver na Holanda
A casa de Corrie Ten Boom - Corrie Ten Boomhuis
Muitos judeus passaram pela casa do Ten Boom; alguns eram realocados rapidamente, mas outros ficavam por mais tempo. Houve momentos de sufoco, a exemplo de quando Nollie (irmã de Corrie) foi presa por quatro semanas acusada de esconder judeus

Devido ao perigo de a Gestapo fazer uma busca, todos deixaram a casa, mudando-se para lugares mais seguros, alguns retornando três semanas depois. A tensão era constante, o silêncio na casa devia ser cuidadosamente respeitado.

A família Ten Boom foi denunciada e enviada a Campos de Concentração em 1944, na Holanda e Alemanha, onde apenas Corrie sobreviveu para contar essa história triste e amarga, mas que envolve também muito amor.

A casa dos Ten Boom ficou conhecida como o Refúgio Secreto e após ser libertada do campo, essa holandesa corajosa escreveu sua biografia, que leva esse nome, e contou sua história pelos quatro cantos do mundo.

A casa de Corrie Ten Boom Haarlem o que ver na Holanda
O compartimento secreto na casa de Corrie Ten Boom
Depois de aprendermos um pouco a respeito dos rumos que Corrie percorreu durante os períodos negros da invasão alemã do território holandês, o guia nos levou para conhecer a casa e onde os refugiados ficavam escondidos, antes de serem transferidos para outros locais, escapando assim da polícia nazi.

Era um compartimento estreito e secreto, sufocante, escondido atrás de um armário, situado em um dos quartos.

Foi uma visita impactante e ao mesmo tempo emocionante ao perceber que em meio ao terror, em meio ao medo, pessoas souberam ser destemidas a ponto de colocar sua própria vida em risco para ajudar pessoas desconhecidas.

Corrie viveu por 91 anos.

O recorrido terminou na lojinha onde nós compramos o filme e o livro The Hiding Place. 

A casa de Corrie Ten Boom Haarlem o que ver na Holanda
A casa de Corrie Ten Boom e os horários
A entrada é gratuita, com número limitado de pessoas e sempre acompanhados de um guia. A visita é feita em inglês e dutch e sugiro chegar cedo, nos primeiros horários.

Quando nós visitamos havia poucas pessoas e pudemos nos sentar confortavelmente para ouvir a narrativa do guia.

Horário de funcionamento: 10am – 4pm de terça-feira a sábado entre os meses de Abril e Outubro. 11am – 3pm de terça a sábado entre os meses de Novembro e Março.

Endereço da Corrie tem Boomhuis: Barteljorisstraat 19; site: corrietenboom.com onde tem um tour virtual da casa e outras informações sobre como visitar o Corrie Tem Boom Museum. Aceitam reserva com cinco dias de antecedência.

Nós visitamos a Holanda em Outubro de 2013