domingo, 19 de março de 2017

Passeio das VIRTUDES: decidi OLHAR (mais uma vez) para os DETALHES do Porto, Portugal:

O que ver no Porto, Portugal

Após um delicioso almoço em um lugar agradabilíssimo, num casarão lindo e antigo lotado de simpatia e sabor, cheio de iguarias portuguesas, o Restaurante Árvore, demos continuidade ao nosso encontro com Porto, naquele segundo dia de visita à cidade.

Viramos à direita na Cooperativa Árvore, onde estava situado o restaurante, e já estávamos no Passeio das Virtudes, lugar pouco conhecido pelos visitantes do Porto, construído no século XVIII. Quando eu pensava que já tinha visto esta cidade de todos os ângulos e perspectivas possíveis, ela me mostra, risonha, o quanto eu estava equivocada.

O que ver no Porto, Portugal
O Passeio das Virtudes com a vista para o Rio Douro

O que ver no Porto, Portugal
Vila Nova de Gaia, o Rio Douro e Porto com destaque para o prédio da Alfândega vistos desde o Passeio das Virtudes

O que ver no Porto, Portugal
A vista proporcionada desde o Passeio das Virtudes
Pois, não importava quantas ruas eu tivesse caminhado até este momento ou quantas ladeiras eu tivesse subido, quantas pontes atravessado ou escadas descido, a verdade é que mesmo depois de ter girado Porto de muitas maneiras, observando-a sob variados prismas e sentido energias diversas, a cada nova objetiva esta cidade provocante me pegava de jeito e me desmoronava diante de sua inequívoca beleza.

Diante do cenário que se desdobrava perante meus espantados olhos no Passeio das Virtudes não foi diferente: o Rio Douro despontava magnificamente aos meus pés, com Porto de um lado e o prédio da Alfândega se sobressaindo na paisagem e Vila Nova de Gaia do lado oposto. 

O que ver no Porto, Portugal
Os telhados do Porto

O que ver no Porto, Portugal
Chafariz das Virtudes
Além disso, vimos desde aqui, os mui característicos telhados vermelhos das casas portuenses, que se sustentavam em diversos níveis da encosta, formando uma paisagem sem regras. O panorama era de tirar o fôlego e mais uma vez eu reverenciei esta cidade que durante muitos e muitos anos, antes de visita-la, eu subestimei.

Mais abaixo, pudemos avistar o Chafariz das Virtudes, seco, uma estrutura construída pelos moradores lá no distante século XVII. Hoje, jaz inteira e obsoleta. Bom, apenas em sua função original, porque hoje desempenha o papel de alegrar nosso espírito. Segue bonita apesar de pontos de vandalismo representados pelas pichações. 

O que ver no Porto, Portugal
Passeio das Virtudes e seus edifícios

O que ver no Porto, Portugal
A vida no Passeio das Virtudes
Com muito custo, desviei meu olhar do hipnotizante Douro e virei-me para o outro lado da Alameda. Ali, enfileiradas sob um telhado, janelas me observavam mudas, indiferentes. O silêncio que dominava o lugar, quase sem transeuntes, me acolheu.

Perdida em devaneios, senti o tempo dilatar-se para conter o dia e a noite em um só instante e assim me permitir colocar reparo naquele fragmento de vida, onde roupas secavam nas janelas, placas de "vende-se" se equilibravam em fachadas consumidas pelo tempo, cujos edifícios apoiavam-se na energia dos vivos e mortos que habitam o Passeio das Virtudes.

O que ver no Porto, Portugal
Antigo Clube dos Ingleses
Seguimos em frente e nos deparamos com um lindo edifício muito bem conservado, já na Rua das Virtudes, com um pátio em frente, janelas, varandas e portas por todas as laterais visíveis e muita elegância. Estávamos diante do Antigo Clube dos Ingleses.

O jardim do casarão setecentista está assentado sobre um pedaço da Muralha Fernandina e também daqui temos um miradouro de valor excepcional do Douro e de Vila Nova de Gaia. Por conta disso, durante o Cerco do Porto, as tropas liberais montaram guarda aqui. 

Atualmente essa bela casa burguesa pertence ao estado e abriga uma organização social.